Notícias e Negócios

Centros de Defesa Ambiental da Petrobras são referência na América Latina

Os Centros de Defesa Ambiental (CDAs) da Petrobras e suas bases avançadas formam a maior rede de proteção ao meio ambiente da América Latina.

Localizados em pontos estratégicos de operação, os centros complementam os planos de contingência locais já existentes nos terminais, refinarias e demais unidades da Companhia, garantindo máxima proteção às unidades operacionais em caso de emergência.

A rede de combate à poluição por vazamento de óleo existe desde a década de 1980, mas foi em setembro de 2000, a inauguração do primeiro CDA, na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), como parte da política corporativa de gestão ambiental – uma iniciativa que tinha como principal objetivo atuar na Baía de Guanabara.

Hoje, são dez CDAs espalhados em pontos estratégicos de operação no país, com capacidade para recolher dez milhões de litros de óleo por hora, 13 bases avançadas de atendimento e duas embarcações tripuladas 24 horas por dia.

As equipes dos CDAs estão preparadas para agir a qualquer momento com rapidez e eficiência caso ocorram acidentes, reduzindo ao mínimo os danos ao meio ambiente. São mais de 400 profissionais, equipados com lanchas, balsas, barcos recolhedores de óleo, veículos pesados e leves, aplicadores de produtos remediadores, torres de iluminação, geradores, unidades de primeiros socorros à fauna, unidades de comunicação remota e cerca de 20.000 metros de barreiras de contenção e absorção de óleo.

Os técnicos que operam os CDAs participam de treinamentos frequentes, que incluem exercícios simulados, para aprimorar a integração de todos os envolvidos no sistema e diminuir o tempo de resposta a emergências. Cinco dos dez CDAs da Petrobras – Amazônia, Bahia, Bacia de Campos, São Paulo e Sul – dispõem de unidades móveis de reabilitação da fauna, deslocáveis para outras regiões do país.

E a rede vai ganhar reforço. Estão nos planos da Companhia a instalação de uma nova base avançada em Minas Gerais e o redimensionamento da base de Santos, em São Paulo, para atender às demandas do pré-sal. Outra novidade é o estudo de novas possibilidades em função da instalação da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

 Fonte:http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/

Contatos

Brasil

Escritório: 

(21) 3393-6412

Comercial: 

(22) 2760-9882

Estados Unidos

IPB Americas
Houston, TX

+1 (713) 377 2887